segunda-feira, 6 de abril de 2009















LOUCO DE AMOR


ALEXANDRE CÂMARA


poemas eletrônicos



NOTA







O blog Louco de Amor consta de quatro livros escritos ao longo de sua vida e só agora publicados eletronicamente: Louco de Amor, o mais recente que dá título ao blog; Pedra de Rio; Do Amor Inocente e Coração Selvagem.
Louco de Amor é o livro mais maduro e o que melhor se resolve no jogo de versos, rimas, antíteses e metáforas. São poemas produzidos de 2003 à 2009 que se auto-solucionam e chegam ao resultado final com a maestria de quem compõe há mais de 20 anos, dos poetas experientes.
Prefaciado pela historiadora e museóloga Carmen Lúcia Dantas, Pedra de Rio, seu penúltimo livro, traz versos produzidos no calor da paixão dispensando formas e privilegiando sentimentos. Talvez seja o mais lírico de seus livros. Foi escrito há quatro mãos com o jornalista paulista falecido em 2001, João Foltran que, dirigido pelo controverso Lael Correa, encenou em 2000 o conto de Alexandre intitulado Manifesto para a Nova Era, premiado em 1999 pelo Sindicato dos Escritores do Estado de Alagoas no Concurso Nacional de Literatura Brasileira “Oswaldo de Carvalho”.
Do Amor Inocente traz Alexandre completamente imerso nas entranhas do amor profundo que ilumina o poeta. O livro revela o contexto de uma relação conturbada entre a submissão, a entrega total, a loucura, o desregramento dos sentidos e o desvario. Há ainda o desejo de continuar amando e de abandonar a relação mediante o sofrimento. Esse caleidoscópio de eventos faz Do Amor Inocente um livro ao mesmo tempo delicado e absurdo no enlace clássico de Eros e Tanatus. Foi publicado experimentalmente como trabalho de conclusão de curso da jornalista e escritora alagoana Patrícia Vasconcelos (Patrícia Pavas), que prefacia o livro.
Coração Selvagem é o livro mais irregular de Alexandre. Remonta dos tempos tenros eu que buscava na poesia a salvação para curar a ausência do amor e do sexo. Vem de Coração Selvagem também seus textos escatológicos e escrachados, com destaque para os que revelam seus encontros e amores voláteis. Dessa fase, Alexandre fez uma seleção ousada porém ainda tímida comparado ao antigo material existente e que ficou de fora. Também em Coração Selvagem é onde Alexandre aparece crítico e niilista revoltado com as disparidades sociais.
Prefaciado por Lúcia Guiomar Porciúncula Teixeira, médica e escritora alagoana premiada,o blog Louco de Amor tem importância histórica eis que revela para o mundo globalizado pela internet um poeta à flor da pele com linguagem própria. Pela coragem e ousadia em falar de seus amores e desamores de maneira tão singular e reveladora Alexandre concretiza agora seu grande sonho: cravar seu nome no coração do mundo. Que assim seja.



FATOS E FOTOS


LOUCO DE AMOR também expõe as tendências culturais de Alexandre Câmara, principalmente nas áreas de cinema, literatura e música, através de fotos e textos, além de momentos vividos, desde a sua infância até os dias de hoje. Nesse aspecto, o blog é caleidoscópico.
As semelhanças com Angela RoRo. A admiração pelo intelecto de Jorge Mautner. O desbunde de Caetano Veloso. A Literatura Beat, seu estilo de vida. O Movimento Hippie, seu sonho de consumo. A empatia com a sensibilidade de Caio Fernando Abreu. A crença no Tarot, no Horóscopo Chinês. A impetuosidade de Rimbaud. A coragem de Verlaine. Anos 80. A identificação com o mundo de Cazuza. A ideologia de Nietzche. A obscuridade de Baudelaire. A permissividade de Bukowski. A entrega de Pasolini. A arte e a vida de Jean Cocteau. O desregramento de Janis Joplin. A filosofia de Renato Russo. As influências e a beleza de Jim Morrisson. A liberdade de Jean Genet e o onírico do grupo Cocteau Twins. Todos, confluências na arte e na vida de Alexandre Câmara.
E tem mais: a selvagem intelectual e escritora alagoana Lucia Guiomar Teixeira. A linguagem imagética de Jim Jarmush. Fassbinder. O mundo brejeiro de Luli & Lucina. A voz e o bucolismo de Tetê Espíndola. A necessidade da voz de Jane Duboc. O grande amor por João Foltran. Estrada. Solidão. Viagens. Amor. Desamor. Pan-sexualismo. Desregramento dos sentidos. Sexo, Drogas & Rock ‘n Roll. Portas da Percepção. Zaratustra.
Essas e muitas outras paixões denunciam um Alexandre Câmara apaixonado pela arte marginal, amante da vida, sonhador por um mundo igualitário, sexuado mas sem rótulos, atormentado pelo desejo, silêncioso na busca pelo Zen, sem culpa porque não se prende às regras nem à moral, delirante porque a realidade não tem tanta graça, pacificador porque odeia violência, acredita está acima do bem e do mal, feliz porque nasceu sorrindo, inconformado porque quer sempre mais e livre porque senão a vida perde o sentido maior. Sua literatura e seu gosto pela arte desviante são instigante, improvável, imperdível.









"de tudo que se escreve
aprecio apenas
aquilo que se
escreve
com seu próprio
o sangue"

nietzsche



LOUCO DE AMOR


"de tudo que se escreve
aprecio apenas
aquilo que se escreve
com seu próprio
sangue"

nietzsche